quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

It'll change your life


Sam:You gotta hear this one song, it'll change your life I swear.
[in Garden State]

You gotta hear it...porque é um enorme som. AQUI.


(este post não foi só um pretexto para introduzir a Natalie Portman no blogue...)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Top 2010 - #4

Gosto tanto dos meus quatro primeiros álbuns do Top 2010 que é quase injusto haver uma ordem de preferência. Mas a haver:

#4:
Foals - Total Live Forever




Depois do grande Antidotes, a banda de Oxford lançou este ano o Total Live Forever. Este segundo álbum apresenta um registo bastante diferente do 1º, com uma música mais madura, e , apesar de não ter nenhuma Red Socks Pugie, acho que ainda gosto mais deste do que do Antidotes. Com os pontos altos em Spanish Sahara e Black Gold, este é um álbum para ouvir como se não houvesse amanhã.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010: the year in news

O ano de 2010 resumido nas principais notícias da Pitchfork.

AQUI

A vida em filme

Não dá para parar de ouvir isto...



...e o resto do álbum é igualmente bom!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Top 2010 - #5

#5:
The Tallest Man On Earth - The Wild Hunt



Enorme este álbum! Enquanto que os primeiros lugares do meus preferidos de 2010 são de bandas que eu já gostava, The Tallest Man On Earth era uma banda que eu não conhecia até este ano, apesar de este ser o segundo álbum deste sueco que aparenta ser bastante alto.
The Wild Hunt fica no ouvido logo na primeira que se houve, quer pelas agradáveis notas da sua guitarra como pela voz de Kristian Matsson que é bastante...diferente (não é que seja parecida mas faz-me lembrar a voz da Julia Stone que também é muito peculiar).
A Lion's Heart, King of Spain, Kids on the Run e Burden of Tomorrow foram algumas das músicas que atiraram este cd para o 5º lugar dos meus preferidos de 2010.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SBSR 2011

Os Strokes são a primeira banda confirmada no SBSR do próximo ano, segundo a Blitz.
Nesse caso o SBSR também será o primeiro festival no qual confirmo desde já a minha presença. E desta vez volto da praia às 4 para não ficar 3h no trânsito a perder concertos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Top 2010 - #6

#6:
MGMT - Congratulations

Apesar de achar o este novo álbum de MGMT bastante bom, não foi suficiente para entrar no meu top5 de álbuns este ano, não só por não chegar nem de perto ao Oracular Spetacular (álbum que eu gosto muito), mas também porque tem algumas músicas muito boas mas tem outras que não me dizem nada.
Gosto muito da Congratulations, da It's Working e da Siberian Breaks (em 12 minutos só tirava os últimos 2) . O single Flash Delirium também está bom. Todas as outras tirando talvez a I Found a Whistle não me dizem grande coisa.
Eu sei que seria pedir demais, esperar um álbum tão bom como o anterior, mas este não foi o suficiente para alcançar as minhas (elevadas) expectativas. Ainda assim é o meu 6º preferido deste ano.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Outro Top 2010

Começaram a ser anunciados hoje os vários rankings de 2010 do Pitchfork:

Monday: Top 100 tracks, #100-51
Tuesday: Top 100 tracks, #50-1
Wednesday: Albums, Honorable Mention: 20 great records that didn't make our Top 50
Thursday: Top 50 Albums of 2010, #50-21
Friday: Top 50 Albums of 2010, #20-1

And then:

December 20: Guest List: Best of 2010
December 27
: The Year in News
January 3: Regular coverage resumes.


Nas posições #100-51, referentes às melhores músicas do ano, destaco "New York is Killing Me" do Gil-Scott Heron em #84, "Written in Reverse" dos Spoon em #82. No lugar #66 "Bloodbuzz Ohio" dos National, "World Sick" - Broken Social Scene em #63 e por fim "White Sky" - Vampire Weekend em #54.

Acho que a Bloodbuzz Ohio merecia um dos primeiros lugares, mas também é verdade que não conheço grande parte das músicas que fazem parte deste ranking.



Top 2010 - #7

#7:
Bombay Bicycle Club - Flaws


Depois de um grande álbum de estreia (I Had the Blues But I Shook Them Loose), os BBC voltaram este ano com Flaws, e para mim passaram o díficil teste do segundo álbum. Apesar de terem mudado bastante o estilo - o primeiro era cheio de energia, este é muito mais acústico - continuo a gostar muito desta banda, e o Flaws merece assim o sétimo lugar no meu Top 2010.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Top 2010 - #8

Neste top não há um 8º lugar, mas sim três. Empatados. Porque não consegui escolher uma ordem específica (The Drums é provavelmente o meu preferido, mas tenho ouvidos mais o Crazy for You, que descobri há pouco tempo). E porque todos eles são muito do mesmo género, pelo menos para mim. Música tranquila, divertida, óptima para ouvir no Verão.
Este ano vi Beach House ao vivo mas infelizmente não consegui ver The Drums das duas vezes que vieram cá.


#8:


The Drums - The Drums
Beach House - Teen Dream
Beast Coast - Crazy for You




quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Top 2010 - #11#10 #9

Primeiros álbuns do meu Top 2010 (com um lugar de honra incluído, dada a dificuldade da escolha):

#11:
Deerhunteer - Halcyon Digest



#10:
Two Door Cinema Club - Tourist History



#9:
The Walkmen - Lisbon




Tava com dificuldade em encaixar o novo álbum dos Deerhunter nesta lista, por isso fica num lugar de horna, em 11º. Em 10º um álbum de que já falei aqui. E em 9º o novo álbum dos Walkmen que além de muito bom tem um título que só por si quase valia um lugar nesta lista.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Not so Little Joy


Não me lembro de nenhuma banda com um nome tão apropriado como Little Joy. De facto, o que sentimos quando ouvimos a música deles é mesmo isso – a little joy.

Já ouvi quem dissesse que a música de Little Joy é daquelas boas músicas de Verão. Para mim é exactamente o contrário, para mim é óptima música para ouvir no Inverno, e daí ter-me lembrado de escrever sobre eles agora que os primeiros dias de frio se fazem sentir. O álbum deles foi dos que ouvi mais no Inverno do ano passado enquanto estudava para os exames. Quando estou a ouvir The Next Time Around, Don’t Watch Me Dancing, ou a Evaporar a minha imaginação leva-me para uma casa em frente à praia, com frio e chuva lá fora, lareira acesa, camisola de malha e a beber chocolate quente.

Também imagino que tenha sido assim que nasceu o álbum deles com o mesmo nome. Numa casa em Echo Park, Los Angeles, onde grande parte das músicas foram escritas e alguns demos gravados, o Rodrigo Amarante (dos Los Hermanos), o Fabrizio Moretti (baterista dos Stokes) e a Binki Shapiro, os três sentados numa sala acolhedora, em frente à lareira, com um chuvoso Inverno de 2007 a fazer-se sentir lá fora, a dar uns toques na guitarra e a fazer rascunhos das primeiras letras. And a litte joy all around.


Nota: O Amarante e Moretti conheram-se em Lisboa, em 2006 no festival Lisboa Soundz, em que os Strokes e os Los Hermanos actuaram e foi aí que tiveram a ideia de lançar este projecto. Ainda bem.