segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dose Dupla

Hoje há dose dupla, Voxtrot e Efterklang.

O prometido é devido, e pegando na dica da nossa leitora Catarina, apresento ao meus gramophones estes texanos from Austin - USA. Já passaram por Portugal, mas infelizmente não tive oportunidade de os ver. Aguardo presença rápida num festival faxabor.



O meu segundo prato de hoje (andam muito famosos os meus menus) são estes dinamarqueses de seu nome, Efterklang. Tive a oportunidade de comprar o último álbum deles na HMV, Magic Chairs e sinceramente, é do caralho. Vale cada segundo de todo o álbum. Tenham em consideração estes nórdicos que só vêm sol 4 horas por mês sff.



Farvel! Ou em dinamarquês, adeus!


domingo, 27 de fevereiro de 2011

BBC

Tive até agora à espera que o Xico se chegasse a frente com este post, mas chegámos a um ponto em que já é injusto para o blogue não ter uma apresentação decente destes gajos, por isso vou ser eu a abrir as hostilidades*.
Selo de qualidade de... esqueçam, não vale a pena escrever nada. O álbum I Have The Blues But I Shook Them Loose é tão bom que seria injusto estar a destacar músicas. Abro uma excepção para esta.



Agora vou ouvir o resto do álbum. Até já.

*Mas continuo a espera que faças um post decente deles Xico

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Senhora do Monte

Aí esta o novo som dos Velhos! Com direito a um (grande) teledisco e tudo!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Manos Stone

Maio ou Junho de 2009. Sala de um "secret study spot" agradavelmente fresca a destoar com um dia de calor de princípio de Verão.
Xico Dollar, que uns dias antes me tinha introduzido a Silver Coin (e desde aí já a tinha ouvido umas dezenas de vezes) passa-me o iPod e diz "Puto tens de arranjar este álbum! Ouve lá este som"



Mal a música acabou fiz repeat. E depois outra vez. Até que o Xico me pediu o iPod e tive de ir a correr para casa para ouvir o álbum todo.
Nesse Verão o primeiro álbum (depois de vários EPs) destes dois irmãos autralianos, A Book Like These, foi (talvez a par do Boxer) o que mais passou no meu iPod. Perfeito para ouvir na praia, ao fim da tarde acompanhado de uma jola fresquinha e um por do sol, antes de ir dormir... esta melodia e as vozes dos dois contagiam-me como poucas outras banda e faz com que seja difícil parar de ouvir Bella, Wasted e Here We Go Again.
Em 2010 lançaram o 2º álbum, Down The Way. Também gosto muito, principalmente desta, mas não se pode comparar com primeiro.
Não posso deixar de referir também o primeiro EP destes manos, Chocolates and Cigarettes, que os lançou para a fama com este enorme som:



E é isto. Achei que já estava na altura de introduzir no blogue Angus and Julia Stone. Espero que os eventuais leitores apreciem.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hot Chip

Tive(mos) o enorme prazer de os ver e ouvir o ano passado no SBSR, num dos melhores concertos que vi(mos) de sempre. Sem parar!

Estes ingleses liderados por Alexis Taylor que têm 4 álbuns editados, mergulham numa mistura de música electrónica com um suave (muito suave) toquezinho de Pop. O seu selo de qualidade é dado pela DFA Productions, comandada pelo mítico James Murphy dos LCD Soundsystem.

Obrigatório em qualquer blog musical.




E um pequeno cheirinho do que são estes manos ao vivo!



sábado, 19 de fevereiro de 2011

FOALda-Se

El Niño disse e é oficial! FOALS em Portugal e no Optimus Alive. Realmente depois de tanto pedinxar, tipo miúdo de 10 anos quando quer um brinquedo, a EIW lá me fez a vontade e trás a Portugal uma das melhoras bandas da actualidade, Foals. Têm dois álbuns editados, Antidotes de 2008, e Total Life Forever de 2010 da produtora inglesa Trangressive.

Numa outra votação, considerei Total Life Forever o melhor álbum de 2010, e Black Gold a melhor musica. Se fizerem isto, já fico bastante satisfeito. Aproveito para dizer que o lugar na primeira fila já está reservado.





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Gramophones News #2

Tanto o Xico Dollar pediu que eles lá acederam:
Foals no Optimus Alive 2011!!
Os britâncios vão actuar num dia bastante forte, com Kaiser Chiefs e White Lies. Acho que é seguro afirmar que lá estaremos na primeira fila!
Para compensar o facto vergonhoso de só haver um som desta enorme banda na nossa "biblioteca", deixo AQUI o meu som preferido o primeiro álbum (os pissos que a puseram no Youtube não a deixam passar para aqui, mas vale a pena ver o teledisco que é fortíssimo).


Hoje é também o dia em que é lançado o oitavo (!) álbum dos Radiohead, The King of Limbs.
Deixo aqui o primeiro single, Lotus Flower.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Namastê

Depois de uma (merecida) ausência da qual ninguém, dos 75.000 leitores desde blog sentiu a falta, em grande parte porque El Niño deu conta do recado, segue a apresentação (se é que precisa) para o anglo-indiano, multi-intrumentalista, cantor, compositor e Dj, Nitin Sawhney. Andei pelas terras dele e sinto-me na obrigação de o introduzir neste blog.

Tive a sorte de o ver ao vivo por duas vezes, sendo que em 2005 no Coliseu de Lisboa foi increíble.

Bengali Song


Nadia


Mausam


Explorem e ouçam isto ao final da tarde na praia a beber uma caipiroska!


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mexe na música

Esta nova rádio, VodafoneFM, parece ter sido feita para mim. É parecida à Radar mas sem interrupções e desde que foi para o ar não tem passado outra coisa no meu carro.
Hoje, além da Boyfriend e da Under Cover of Darkness, já aqui postadas, tive o prazer de ouvir estes enormes sons:







Isto parece o meu Ipod em shuffle!
Para além disto tudo ainda passa bastantes bandas portuguesas como Linda Martini, Os Velhos e B Fachada.
Fica aqui o site oficial da 107.2!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aí está ele!

O primeiro single do álbum Angles, o novo dos The Strokes, que será lançado dia 21 de Março! Disponibilizado para download no site da banda, ainda não tirei do repeat.
Enjoy!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Clássico

Este tipo de música não é o que se ouve mais por aqui, e se é para por bandas consagradas e que toda a gente conhece podia começar com Pink Floyd, Supertramp ou mais alguma das minhas preferidas. Ainda por cima o gajo é roto. Mas já que mesmo assim vou introduzir aqui R.E.M. podia começar com uma música como esta. Ou esta. Ou ainda esta...
O que é um facto é que estes gajos são bastante bons e este grande som foi escolhido pelo shuffle do meu Ipod à bocado. Achei que merecia um lugar aqui.




(Sim, este foi o melhor video que arranjei)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gramophones News

Dia 19 de Abril. Lux. Beast Coast. Vai valer a pena!




"Boa gente da Terra, os LCD Soundsystem vão dar o último concerto de sempre no Madison Square Garden a 2 de Abril. Vamos reformar-nos disto. Vamos embora. Andar para a frente". Pode-se ler no site desta grande banda.




Hoje foi possível ouvir 30 segundo (!) do primeiro single (Under Cover of Darkness) do novo álbum dos Strokes, Angels. Ouvi-o hoje de manhã mas a "música" já foi tirada do Youtube por causa de direitos de autor. Mais vale esperar que saia o single de qualquer maneira...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Hands Built By Robots

Gosto muito dos sons deste gajo, principalmente do Hands Built By Robots (2007). Isso pode ser porque não conheço bem o segundo álbum, mas de facto esse primeiro álbum do rasta é muito bom!
Como ainda não havia nada dele aqui, aproveito e deixo as minhas três preferidas.
Enjoy.



Dream Catch Me
(Experimentem chegar à praia num bom dia de Inverno a ouvir esta música. Há uns anos aconteceu-me isso e fiquei com os chakras imediatamente alinhados)



All I Got



Gone In The Morning

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Memories

Em 2004 fiz 18 anos. Houve o Euro em Portugal e o país encheu-se de bandeiras nas janelas. O Benfica ganhou a Taça de Portugal e eu odiava o Mourinho. Em 2004 houve um tsunami, morreu o Marlon Brando e houve Jogos Olímpicos em Atenas. Nesse ano ainda andava no Pedro Nunes. A gasolina ainda era 1 euro por litro. Ainda se ia para o Green Hill em São Martinho. Todas as noites havia bar aberto na Trignometria. Nesse ano tirei a carta, passava os dias na praia e ia surfar 1 em cada 3 dias. E as músicas que mais ouvi foram estas:






(Além desta e desta, claro).

Hoje tenho 24 anos, a gasolina está a 1,5 euros por litro e adoro o Mourinho. Em Setembro vou começar a trabalhar e em São Martinho vai-se para o Solar. Sucessivas luxações no ombro impedem-me de surfar e já não passo o ano na praia.
Mas estes dois sons são brutais e ainda os ouço com o prazer que os ouvia em 2004.