sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Intervention



É uma das minhas bandas preferidas, foi com uma música deles que comecei este blogue e têm sido muito noticiados nos últimos dias por causa da realização (ou não) do concerto no Pavilhão Atlântico, um dia antes do começo da Cimeira da NATO.

Os Arcade Fire são uma das muitas bandas que têm nascido em Montreal, no Canadá. Liderada pelo casal Win Butler e Régine Chassagne, eles destacam-se pela sua enorme musicalidade e variedade instrumental.

Depois de terem lançado Funeral em 2004, e Neon Bible em 2007, eles lançaram em Agosto o seu 3º álbum (The Suburbs). Talvez por ser mais recente e ainda não ter ouvido tanto acho que não está ao nível dos outros, mesmo assim gosto bastante( principalmente da Half Light I e II e Modern Man).
Dos outros álbuns acho a Rebellion (Lies), Wake Up e Tunnels brilhantes, mas a minha preferia, e das mais ouvidas no meu ipod é a Intervention. Quando comecei a ouvir Arcade Fire, ainda não tinham lançado o Neon Bible e eu tinha uma versão acústica da Intervention, a brand new song antes do lançamento do álbum (aqui). Na altura achei piada, mas quando a original saiu e percebi o quanto era melhor do que a acústica, passou directamente para uma das minhas músicas preferidas.

Curiosidade: o nome do 1º álbum (Funeral) refere-se às várias mortes de pessoas chegadas aos membros da banda. Essa atmosfera sombia inspirou músicas como In The Backseat, Haiti e Une Année San Lumière.
O álbum Neon Bible foi gravado numa igreja, que os Arcade Fire "converteram" em estúdio, para dar às músicas aquela acústica tão monumental.

Sem comentários: